ACELERAÇÃO DA DESCARBONIZAÇÃO DA ECONOMIA

6 DE DEZEMBRO DE 2022

AUDITÓRIO DA FEUP, PORTO

O Fórum de Outono é uma iniciativa anual do INESC TEC que visa promover um espaço de discussão de temas de grande interesse para o País, quer do ponto de vista da economia quer das políticas públicas, em particular aqueles que são fortemente influenciados pela ciência e tecnologia. O objetivo é juntar individualidades capazes de dar contribuições relevantes nas áreas em discussão, colocando em confronto a sociedade civil, os agentes económicos, as entidades públicas, bem como o sistema nacional de ciência e ensino superior, na procura de caminhos de valorização do conhecimento e qualificação dos recursos humanos, visando um país mais coeso, mais desenvolvido e mais competitivo.

O Fórum de Outono teve a sua primeira edição em 2015, inserido na comemoração dos 30 anos do INESC no Porto e teve espectro amplo, abordando 4 temas de grande interesse para o País e onde a ciência e a tecnologia têm um importante papel a desempenhar: Saúde, Mar, Energia e Indústria. Na sequência desse primeiro evento foi decidido passar a realizar o fórum anualmente, mas numa perspetiva mais concentrada à volta de um tema. No corrente ano, o 7º fórum será dedicado à energia e ambiente.

Estamos hoje a viver um momento onde emergem de forma clara alterações climáticas que são visíveis nas ondas de calor e nos períodos de seca prolongada, nas inundações e tufões ou no degelo das calotes polares. Em grande parte tal resulta indiretamente do elevado volume de emissões de dióxido de carbono resultante da atividade humana, em particular no setor energético, e dos incêndios que têm devastado extensas zonas florestais. Há, pois, hoje uma emergência climática à qual se juntou uma emergência económica resultante da guerra na Ucrânia. Ora, o Ambiente, a Energia e a Economia estão profundamente ligados e é necessário olhar de forma integrada para todos estes domínios. A
Transição Energética tornou-se assim urgentíssima, sendo preciso promover a sua aceleração, redesenhando Planos de Energia e Clima e avaliando os impactos ambientais e económicos, planeando a segurança energética do abastecimento e assegurando também níveis elevados de resiliência ao sistema energético. É, pois, importante discutir soluções técnicas, regulatórias e ambientais para ajudar a definir políticas públicas que promovam uma trajetória que passa pela crescente eletrificação da sociedade e da economia, sustentada no aumento da eficiência no consumo e no aumento da produção de eletricidade a partir de fontes renováveis.